Gestão municipal diz que igreja apresentou documentação necessária. Validade do alvará, entretanto, está condicionada à decisão judicial vigente na data do evento, previsto para o dia 31
19 dez
2024
– 15h41
(atualizado às 17h27)
Depois de negar o alvará por falta de documentos, a Prefeitura de São Paulo liberou a realização do festival de música gospel Vira Brasil 2025, programado para a noite de 31 de dezembro, no Allianz Parque, na zona oeste da capital. Entretanto, a validade do alvará está condicionada à decisão judicial que estará vigente na data.
O evento é organizado pela Igreja Batista da Lagoinha de Alphaville e, para participar, os preços vão de R$ 75 a R$ 3,5 milénio. A previsão dos organizadores é de um público de 40 milénio pessoas. A reportagem entrou em contato com a Igreja Batista da Lagoinha e não obteve retorno no prazo estipulado. Também entrou em contato com a gestora do Allianz Parque e aguarda retorno.
Associações de moradores dos bairros Chuva Branca, Pacaembu, Perdizes, Pompéia e Sumaré haviam acionado a prefeitura na segunda-feira, 9, para que não autorizasse o evento devido ao potencial de estrondo que poderia infringir o Programa de Silêncio Urbano (Psiu).
A decisão inicial da prefeitura levou em conta um despacho do Tribunal de Justiça de São Paulo que determina o fechamento do Allianz Parque a partir do dia 23 de dezembro.
Nesta quinta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento informou que, depois o indeferimento, houve um pedido de reconsideração e o interessado apresentou a documentação necessária. Na solicitação, a igreja alegou que o evento estava programado e com as contratações efetivadas antes da decisão judicial.
Durante o período de indefinição sobre o alvará, a igreja manteve a programação do Vira Brasil em suas redes sociais. A expectativa é de levar ao menos 40 milénio pessoas para o estádio do Palmeiras. O evento, anunciado uma vez que “uma viradela cristã uma vez que nunca antes”, está previsto para iniciar às 17 horas. Entre as atrações nacionais e estrangeiras estão Tiffany Hudson, Ana Nóbrega, Eli Soares, Alpha Music, Orquestra Morada, Richard Gordon, FHOP, Victor Hugo e Camila Vieira
Na página do Vira Brasil, 32,6 milénio pessoas confirmaram presença. Os ingressos para as arquibancadas superior e subalterno estavam esgotados. A organização alugou espaços em shoppings próximos para estacionamento e oferece um serviço de transfer para os interessados em ir ao evento sem coche.
Os artistas e pastores da igreja também usam as redes sociais para conclamar o público. “Deus já está movendo um tanto poderoso e o Vira Brasil promete ser um marco histórico na nossa geração. Essa viradela de ano não será só incrível, será sobrenatural”, diz postagem na página solene da organização.
A Igreja Batista da Lagoinha (IBL) surgiu em 1957, em Belo Horizonte (MG), tornando-se conhecida através do grupo de música gospel ‘Diante do Trono’, de Ana Paula Valadão. A cantora é filha de Márcio Roberto Vieira Valadão, que impulsionou a igreja, tornando-a influente no país.
Os cultos são marcados por superproduções transmitidas via internet. Atualmente, segundo informa em seu site solene, a IBL conta com mais de 600 unidades no Brasil e no mundo, mormente nos Estados Unidos.