Achamos empiricamente que o Brasil está ganhando mais leitores de forma geral. Seja por amigos, blogs, canais do Youtube ou pelo crescimento da propaganda desse tipo de industria; temos a impressão que as novas gerações estão cada vez mais envolvidas com o livro, principalmente com o digital.
Mas será que tudo isso é verdade ou é apenas a visão que temos de dentro da bolha em que todos nós estamos envolvidos? Amigos geralmente têm gostos assemelhados aos nossos. Nossos seguidores virtuais ainda mais. As notícias e propagandas são criadas de acordo com o nosso perfil e gostos individuais.
A dúvida seria eterna, não fosse o trabalho excelente da ProLivro. Que faz pesquisas quadrienais – e já está na sua quarta edição – sobre o perfil de leitura do brasileiro e suas mudanças.
O que você acha que a pesquisa vai revelar? Vamos a ela?
Perfil do Leitor Brasileiro
Antes de tudo é importante dizer que a amostra populacional da pesquisa procura seguir as proporcionalidades da população geral brasileira, ou seja, procura manter a proporcionalidade mais parecida em questão de representatividade como sexo e idade por exemplo. Não temos amostragem significativa segregadas por alguns grupos sociais que não formaram o foco da pesquisa. Querendo dizer que para a pesquisa foi mais importante focar em questões como idade, sexo, escolaridade e classe social do que em termos sociais ou de condição social, por exemplo.
Mas isso não é uma característica negativa da pesquisa. É apenas uma característica, tendo em vista que o conhecimento científico não pode ser gerado com muitas sub análises, é importante focar. Em sendo assim a ProLivro priorizou as análises que jugou mais importantes para mapear o perfil do leitor. O que não impede que em outra oportunidade sejam captados dados a fim de se ter uma visão mais específica desses grupos sociais que não foram abordados nesta edição.
Para esta pesquisa foi considerado leitor, aqueles que leram algum livro – mesmo que não completo, nos últimos três meses.
Além disso os dados foram colhidos até meados de 2014 e fazem referência aos dados divulgados em 2015.
Leitor X Não Leitor
A porcentagem de leitores aumentou bastante em relação à ultima pesquisa. Porém apenas voltou aos patamares da penúltima.
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
Motivação
Vinte e cinco porcento alegou que o “gosto” é o principal responsável pela leitura, seguido por “atualização cultural e conhecimento geral” com dezenove por centro e “distração” com quinze por cento.
Isso é um ótimo sinal de que o brasileiro está lendo menos por obrigação ou pressão social e mais por vontade própria (gosto).
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
Alinhado a isso, o fator que mais influência a escolha de um livro é o assunto, o que se relaciona direto com o gosto do leitor – com cerca de trinta porcento dos questionados apontando este motivo. Este indicador fica ainda mais alto quanto maior for a idade ou a escolaridade do perguntado.
Um pouco mais preocupante, mas não alarmante, é que a quantidade de pessoas que alega serem influenciadas pela capa do livro é proporcional à que alega ser influenciada por dicas de amigos ou pelo autor (por volta de 11%).
Onde Lê?
Em casa (86%) e em sala de aula (35%) foram os locais mais citados pelos leitores. Ainda é baixo o índice de leitura em trânsito como em ônibus, metrô, trem ou avião (5%).
Entre os que lêem em trânsito a leitura digital não é tão expressiva, ao contrário do que se poderia pensar, totalizando cerca de 28 por cento dos leitores, sendo que desses treze por cento são de pessoas que lêem livros impressos e digitais.
Era de se esperar que, pela dificuldade em transporte do livro impresso no trânsito, fosse maior o percentual de leitura por algum tipo de livro digital.
O que te impede de ler mais?
O empecilho mais citado foi a famigerada falta de tempo. Ou seja, entre os leitores é grande a vontade de ler mais, mas o tempo limitado (conciliação com outras atividades da vida) é o maior inimigo.
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
Os maiores limitadores reais da leitura têm sido a falta de paciência (24%) e a velocidade lenta de leitura (20%). Mas tão preocupantes quanto, é o fato de questionados alegarem não saber ler (10%) ou não compreenderem o que lê (9%) tendo, estes dois pontos, se mantido ou aumentado em relação ao último censo.
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
Como Adquire?
A compra tem sido a maior forma de aquisição de livros, seja ela em lojas físicas ou digitais, totalizando cerca de quarenta e três por cento – quase metade. Mas outras formas como presente (23%), e empréstimos do círculo social (21%) ou de bibliotecas e escolares (18%), também levam uma parte considerável da pesquisa.
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
Vinte e seis porcento das pessoas compraram algum livro nos últimos três meses. Entre estes, os que mais compram livros são os estudantes e, quanto maior a escolaridade, mais compram.
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
É verificável que a quanto menor a classe social e renda familiar (são indicadores diferentes) maior é o percentual de acesso à compra dos livros. Uma pessoa nascida numa família classe A compra quase 5 vezes mais livros que alguém nascido nas classes D/E.
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
A quantidade de pessoas que nunca compraram sequer um livro é grande, trinta por cento.
Quando perguntados onde compram, a maioria apontou livrarias físicas como a principal fonte de compra (44%), apenas quinze por cento compram por livrarias digitais. O segundo maior ponto de compra são as bancas de revistas.
O preço é fator mais importante na escolha do local de compra (47%), seguido por variedade (29%) e comodidade (20%).
Quanto Lê?
Embora a quantidade média de livros lidos (4,96%) tenha aumentado em relação à pesquisa anterior (4%), teve um aumento muito pequeno em relação à penúltima (4,7%). Mas ao final é uma ótima notícia, ainda que pequeno continua sendo um aumento.
Estes índices consideram tanto livros inteiros quanto lidos parcialmente.
Como é Influenciado a Ler?
Trinta e três por cento dos leitores dizem ser influenciados por alguém. A mãe ou responsável do sexo feminino tem protagonismo na influencia de novos leitores (11%).
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
O Que Busca Com a Leitura?
A maior parte dos leitores dizem que a leitura trás conhecimento.
![]() |
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro |
Escritores Mais Queridos Dos Leitores
- Monteiro Lobato
- Machado de Assis
- Paulo Coelho
- Maurício de Souza
- Augusto Cury
- Zibia Gasparetto
- Jorge Amado
- Carlos Drummond de Andrade
- Cecília Meireles
- Chico Xavier
- John Green
- Ada Pellegrini
- Vinícius de Moraes
- José de Alencar
- Padre Marcelo Rossi