Como é o Perfil do Leitor Brasileiro? Dados mais atuais – 2015

Achamos empiricamente que o Brasil está ganhando mais leitores de forma geral. Seja por amigos, blogs, canais do Youtube ou pelo crescimento da propaganda desse tipo de industria; temos a impressão que as novas gerações estão cada vez mais envolvidas com o livro, principalmente com o digital.

Mas será que tudo isso é verdade ou é apenas a visão que temos de dentro da bolha em que todos nós estamos envolvidos? Amigos geralmente têm gostos assemelhados aos nossos. Nossos seguidores virtuais ainda mais. As notícias e propagandas são criadas de acordo com o nosso perfil e gostos individuais.

A dúvida seria eterna, não fosse o trabalho excelente da ProLivro. Que faz pesquisas quadrienais – e já está na sua quarta edição – sobre o perfil de leitura do brasileiro e suas mudanças.

O que você acha que a pesquisa vai revelar? Vamos a ela?

Perfil do Leitor Brasileiro

Antes de tudo é importante dizer que a amostra populacional da pesquisa procura seguir as proporcionalidades da população geral brasileira, ou seja, procura manter a proporcionalidade mais parecida em questão de representatividade como sexo e idade por exemplo. Não temos amostragem significativa segregadas por alguns grupos sociais que não formaram o foco da pesquisa. Querendo dizer que para a pesquisa foi mais importante focar em questões como idade, sexo, escolaridade e classe social do que em termos sociais ou de condição social, por exemplo.

Mas isso não é uma característica negativa da pesquisa. É apenas uma característica, tendo em vista que o conhecimento científico não pode ser gerado com muitas sub análises, é importante focar. Em sendo assim a ProLivro priorizou as análises que jugou mais importantes para mapear o perfil do leitor. O que não impede que em outra oportunidade sejam captados dados a fim de se ter uma visão mais específica desses grupos sociais que não foram abordados nesta edição.

Para esta pesquisa foi considerado leitor, aqueles que leram algum livro – mesmo que não completo, nos últimos três meses.

Além disso os dados foram colhidos até meados de 2014 e fazem referência aos dados divulgados em 2015.

Leitor X Não Leitor

A porcentagem de leitores aumentou bastante em relação à ultima pesquisa. Porém apenas voltou aos patamares da penúltima.

porcentagem de leitores
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

Motivação

Vinte e cinco porcento alegou que o “gosto” é o principal responsável pela leitura, seguido por “atualização cultural e conhecimento geral” com dezenove por centro e “distração” com quinze por cento.
Isso é um ótimo sinal de que o brasileiro está lendo menos por obrigação ou pressão social e mais por vontade própria (gosto).

motivação da leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

Alinhado a isso, o fator que mais influência a escolha de um livro é o assunto, o que se relaciona direto com o gosto do leitor – com cerca de trinta porcento dos questionados apontando este motivo. Este indicador fica ainda mais alto quanto maior for a idade ou a escolaridade do perguntado.
Um pouco mais preocupante, mas não alarmante, é que a quantidade de pessoas que alega serem influenciadas pela capa do livro é proporcional à que alega ser influenciada por dicas de amigos ou pelo autor (por volta de 11%).

Onde Lê?

Em casa (86%) e em sala de aula (35%) foram os locais mais citados pelos leitores. Ainda é baixo o índice de leitura em trânsito como  em ônibus, metrô, trem ou avião (5%).
Entre os que lêem em trânsito a leitura digital não é tão expressiva, ao contrário do que se poderia pensar, totalizando cerca de 28 por cento dos leitores, sendo que desses treze por cento são de pessoas que lêem livros impressos e digitais.
Era de se esperar que, pela dificuldade em transporte do livro impresso no trânsito, fosse maior o percentual de leitura por algum tipo de livro digital.

O que te impede de ler mais?

O empecilho mais citado foi a famigerada falta de tempo. Ou seja, entre os leitores é grande a vontade de ler mais, mas o tempo limitado (conciliação com outras atividades da vida) é o maior inimigo.

impedimentos da leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

Os maiores limitadores reais da leitura têm sido a falta de paciência (24%) e a velocidade lenta de leitura (20%). Mas tão preocupantes quanto, é o fato de questionados alegarem não saber ler (10%) ou não compreenderem o que lê (9%) tendo, estes dois pontos, se mantido ou aumentado em relação ao último censo.

dificuldades para ler
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

Como Adquire?

A compra tem sido a maior forma de aquisição de livros, seja ela em lojas físicas ou digitais, totalizando cerca de quarenta e três por cento – quase metade. Mas outras formas como presente (23%), e empréstimos do círculo social (21%) ou de bibliotecas e escolares (18%), também levam uma parte considerável da pesquisa.

como o leitor adquire livros
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

Vinte e seis porcento das pessoas compraram algum livro nos últimos três meses. Entre estes, os que mais compram livros são os estudantes e, quanto maior a escolaridade, mais compram.

perfil dos compradores de livros
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

É verificável que a quanto menor a classe social e renda familiar (são indicadores diferentes) maior é o percentual de acesso à compra dos livros. Uma pessoa nascida numa família classe A compra quase 5 vezes mais livros que alguém nascido nas classes D/E.

perfil dos compradores de livros
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

A quantidade de pessoas que nunca compraram sequer um livro é grande, trinta por cento.

Quando perguntados onde compram, a maioria apontou livrarias físicas como a principal fonte de compra (44%), apenas quinze por cento compram por livrarias digitais. O segundo maior ponto de compra são as bancas de revistas.
O preço é fator mais importante na escolha do local de compra (47%), seguido por variedade (29%) e comodidade (20%).

Quanto Lê?

Embora a quantidade média de livros lidos (4,96%) tenha aumentado em relação à pesquisa anterior (4%), teve um aumento muito pequeno em relação à penúltima (4,7%). Mas ao final é uma ótima notícia, ainda que pequeno continua sendo um aumento.
Estes índices consideram tanto livros inteiros quanto lidos parcialmente.

Como é Influenciado a Ler?

Trinta e três por cento dos leitores dizem ser influenciados por alguém. A mãe ou responsável do sexo feminino tem protagonismo na influencia de novos leitores (11%).

influenciadores da leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

O Que Busca Com  a Leitura?

A maior parte dos leitores dizem que a leitura trás conhecimento.

o que significa a leitura para leitores
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Pró Livro

Escritores Mais Queridos Dos Leitores

  1. Monteiro Lobato
  2. Machado de Assis
  3. Paulo Coelho 
  4. Maurício de Souza 
  5. Augusto Cury 
  6. Zibia Gasparetto 
  7. Jorge Amado 
  8. Carlos Drummond de Andrade 
  9. Cecília Meireles 
  10. Chico Xavier 
  11. John Green 
  12. Ada Pellegrini 
  13. Vinícius de Moraes 
  14. José de Alencar 
  15. Padre Marcelo Rossi 

Conclusão

De forma geral a pesquisa revela dados muito esperançosos sobre a leitura no Brasil. Foi surpreendente ver que num passado recente a leitura tinha decaído muito, que conseguiu se recuperar e até ter um pequeno aumento de forma geral em relação a pesquisas anteriores.
Com excessão da região nordeste que manteve seus padrões de leitura. A visão geral do pais como um todo é de melhora.
Os dados usados nesta matéria vem da quarta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”.Para ver a pesquisa atual completa, e as anteriores, acesse o site da ProLivro.

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