Não é nada fácil ler rapidamente um texto e absorver todas as nuances possíveis. Mas não precisamos fazer análises profundas de e-mails urgentes no trabalho, avisos ou os dois panfletos que os entregadores nos forçam a receber nas calçadas.
Entre todos os leitores assíduos é grande o desejo de ler rapidamente vários livros e assim ganhar a corrida da leitura, a qual todos nós queremos correr contra concorrentes imaginários. Colocamos na cabeça que o vizinho já leu todos os livros que vamos ler durante a vida toda.
Lógico que isso é um problema que devemos evitar. Falarei sobre isso em outra matéria. Mas é possível aumentar muito a velocidade de leitura.
Para quê serve aumentar a velocidade de leitura?
Temos um problema muito grande atualmente que é a falta de absorção do conteúdo dos textos. No Brasil isso se agrava. É muito grande a quantidade de brasileiros analfabetos funcionais, cerca de 29%. Então surge a pergunta: de que adianta ler e não absorver nada disso?
Sim temos muitos, mas muitos, pseudo intelectuais que leem centenas de livros ao ano. Vemos neles uma capacidade incalculável de perder tempo. Isso. Qual o propósito de ler se não for o de extrair algo?
Acontece que para algumas leituras do dia a dia ou para livros leves, com histórias simples e fluídos, podemos aplicar técnicas de leitura para tanto ler mais rapidamente quanto para mater-se mais concentrado. Para algumas leituras a leitura rápida pode ajudar à extração de conteúdo ao contrário do que podemos pensar num primeiro momento.
Pois bem, sabe aqueles pensamentos que insistem em surgir quando nos desinteressamos da história? Aumentando a velocidade de leitura forcamos nosso cérebro a acompanhar, fazendo-o não ter tempo de divagar.
Além disso, logicamente, ao aumentar a velocidade é possível se ler mais livros durante o mesmo período de tempo.
Esta ultima qualidade é a que mais chama a atenção dos leitores. Quem não quer ler toda aquela série de livros em uma semana? Mas é importante não esquecermos que ler muito não é ler mais.
Como aumentar a velocidade de leitura?
Uma coisa é aproveitar o tempo livre para realizar a leitura, e por consequência ler mais, outra bem diferente é em um mesmo período de tempo ler mais palavras e com o mesmo nível, ou maior, de entendimento.
A forma mais efetiva e conhecida de fazer uma leitura rápida é a leitura dinâmica. Neste tipo de leitura acabamos não lendo todas as palavras. Com o tempo vamos pulando algumas palavras muito conhecidas como artigos e pronomes. Quanto mais praticamos mais corretamente interpretamos essas palavras, ocorre quase que automaticamente. Todos, quando lemos, temos uma voz interior que traduz a palavra escrita para a palavra ouvida e assim interpretamos seu sentido. Com a leitura dinâmica fazemos com que essa voz seja mais rápida e nos passe a mesma mensagem, mas com menos palavras.
No começo esta voz pula coisas importantes, todavia quanto mais praticamos esta voz, mais efetiva essa se torna. Aqui seguem algumas técnicas para melhorar a velocidade de leitura:
Ler acompanhando em audio
Existem muitos aplicativos em que podemos ouvir um livro. O mais importante aqui é achar algum que possas controlar a velocidade do áudio.
Ao iniciar a leitura vá acompanhando as palavras na velocidade do audio. Quando estiver confortável com a velocidade aumente-a. Irás atingir um patamar ao qual, se aumentares, perderás algumas palavras. Neste caso é muito importante que passes um tempo usando esta mesma velocidade. Assim o cérebro se acostumará com a narração um pouco mais rápida, logo estarás confortável com a velocidade e voltarás a conseguir ler todas as palavras.
Existe um aplicativo muito bom para celular, que podes importar um arquivo de e-book (em texto mesmo) e ele faz a leitura das palavras como se fosse um audiobook. O melhor é que dá para aumentar a velocidade como bem desejar e acompanhar a leitura visualmente. Ou seja, dá para fazer tudo em um mesmo aplicativo. Trata-se do Moon+ Reader.
Abrir a janela de leitura
O tamanho da letra deve estar legível, não pode exigir muito esforço.
Com isso em mente deverás afastar um pouco a página. Geralmente temos os parágrafos muito perto dos olhos. Isso faz com que cada palavra esteja no foco da nossa visão. Afastando a página um pouco, teremos a visão do parágrafo completo.
Desta forma tente ler frases completas, rapidamente. A leitura deverá evitar o movimento à direita ao máximo. Deve-se forçar a leitura de cima para baixo. Por isso é importante que a página não esteja muito perto do rosto.
Repita esta mecânica de leitura diariamente, no mínimo duas vezes por dia durante, no mínimo, vinte minutos. Assim a musculatura ocular se fortalecerá e conseguirás acostumar-se mais rapidamente.
Estas técnicas devem ser usadas, inicialmente, com livros de histórias simples e fluídas. Não queira começar leitura dinâmica com livros densos de economia, perderás muita informação, ficarás perdido e te desmotivarás. Principalmente no segundo passo, recomendo usar um livro já lido, assim não terás tanta frustração no começo – quando estarás condicionando teu olhar e portanto perderás muita informação da história.