Estudo de Êxodo 28: Esboço e Comentário Bíblico

Estudo de Êxodo 28: Esboço e Comentário Bíblico


Êxodo 28 é o capítulo da Bíblia que traz a descrição detalhada das vestes sacerdotais, designadas para Arão e seus filhos, no manobra de suas funções no Tabernáculo. O Estudo bíblico de Êxodo 28 é importante para compreendermos a valimento do sacerdócio no Idoso Testamento, muito porquê o seu simbolismo cumprido em Cristo e sua Igreja no Novo Testamento.

O livro de Êxodo, essencialmente, narra a libertação dos israelitas da servidão no Egito, e o estabelecimento da região de Israel porquê povo de Deus. Segmento crucial desse processo era a revelação do padrão divino para o santuário terreno e o ministério sacerdotal nesse santuário. Portanto, é exatamente nisto que a narrativa de Êxodo 28 se concentra: as instruções dadas por Deus a Moisés no Sinai, concernente as vestes sacerdotais daqueles que serviriam porquê mediadores entre Deus e o seu povo.

Um esboço de Êxodo 28 pode ser organizado da seguinte forma:

  • A escolha de Arão e seus filhos para o sacerdócio (Êxodo 28:1-4).
  • A estola sacerdotal (Êxodo 28:5-14).
  • O peitoral do raciocínio (Êxodo 28:15-30).
  • O véu do éfode, a mitra e a túnica (Êxodo 31-43).

A escolha de Arão e seus filhos para o sacerdócio (Êxodo 28:1-4)

Êxodo 28 começa destacando a escolha de Arão e seus filhos porquê sacerdotes, estabelecendo uma linhagem sacerdotal que teria implicações históricas e teológicas. A menção de Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão, deixa simples que haveria uma perenidade genealógica do sacerdócio (Êxodo 28:1). Todavia, mais adiante o texto bíblico registra a tragédia envolvendo Nadabe e Abiú, que foram consumidos pelo lume divino por oferecerem lume estranho perante o Senhor (Levítico 10:2). Isto, portanto, serve porquê uma aviso solene da santidade requerida no serviço sacerdotal.

Deus ordenou a Moisés que fossem feitas vestes sagradas a Arão, que ocuparia a posição de sumo sacerdote (Êxodo 28:2). Estas vestes seriam “para glória e ornamento”, revelando um propósito duplo: refletir a majestade divina e embelezar o ofício sacerdotal, reforçando a distinção e a valimento do papel do sacerdote no meio do povo de Deus. Portanto, definitivamente as vestes sacerdotais não seriam meras roupas, mas também símbolos de glorificação e elevação no serviço ao Senhor.

Nos versículos seguintes, a natureza próprio e separada das vestes sacerdotais continua em evidência. Os responsáveis por confeccionar as vestes seriam os dedicados artesãos, sábios de coração, que haviam sido principalmente dotados por Deus com habilidade e lucidez para tal tarefa (Êxodo 28:3). As vestes sacerdotais eram complexas e ricamente adornadas. Incluíam o éfode, o peitoral, a túnica, a mitra (turbante), e o cinto, cada uma com especificações detalhadas que envolviam diferentes aspectos do sacerdócio (Êxodo 28:4).

A estola sacerdotal (Êxodo 28:5-14)

A segunda seção de Êxodo 28 traz a descrição da estola ou éfode sacerdotal, e nos ajuda a compreender os detalhes e a riqueza de sua elaboração. A estola era feita de materiais preciosos porquê ouro, linho fino, fios azuis, púrpuras e carmesins. Aliás, a estola possuía duas ombreiras com correntes de ouro, nas quais estavam engastadas duas pedras preciosas de ônix gravadas com os nomes das doze tribos de Israel, seis nomes em cada pedra (Êxodo 28:5-11).

Obviamente as pedras preciosas gravadas com os nomes das tribos israelitas sobre os ombros das vestes sacerdotais, representavam a responsabilidade do sumo sacerdote de levar o povo diante de Deus (Êxodo 28:12-14). Não é verosímil saber ao notório se a estola sacerdotal era mais porquê um avental ou um colete. Porém, não há dúvidas quanto ao seu simbolismo apontando para a intercessão sacerdotal e sua representatividade do povo perante o Senhor na ritual da Antiga Associação.

O peitoral do raciocínio (Êxodo 28:15-30)

Na sequência, o capítulo bíblico descreve a confecção do peitoral do raciocínio (Êxodo 28:15). Leste peitoral era uma peça mediano no vestuário sacerdotal, e formava uma espécie de bolso quadro, decorado em sua frente com quatro fileiras de pedras preciosas, cada uma tendo gravado o nome de uma das tribos de Israel (Êxodo 28:16-22). Esta peça ficava presa à estola sacerdotal através de anéis de ouro (Êxodo 28:22-28).

O texto bíblico também explica que o peitoral comunicava a teoria de que o sumo sacerdote carregava simbolicamente os filhos de Israel em seu coração quando entrava no santuário diante da presença do Senhor, destacando a responsabilidade de seu papel mediador (Êxodo 28:29). Inclusive, leste peitoral tinha uma função prática oracular e judicial, sendo fundamental em questões envolvendo o discrição divino.

Neste sentido, no lado de dentro do peitoral ficavam guardados o Urim e o Tumim, que serviam porquê instrumentos para revelar e discernir a vontade de Deus nas demandas do povo (Êxodo 28:30). Portanto, o peitoral do raciocínio com suas doze pedras frontais e o Urim e o Tumim em seu interno, não era unicamente uma peça de adorno das vestes do sumo sacerdote, mas um instrumento de notícia com Deus que indicava o papel dos sacerdotes porquê mediadores e agentes da revelação divina aos homens.

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O véu do éfode, a mitra e a túnica (Êxodo 28:31-43)

A última seção de Êxodo 28 começa descrevendo a confecção do véu do éfode. Leste véu é descrito porquê uma vestimenta feita de estofo azul com uma orifício para a cabeça, reforçada para evitar rasgos (Êxodo 28:31,32).

Nas bordas do véu também havia campainhas de ouro e romãs. As campainhas, ao tanger, alertavam sobre a presença e os movimentos do sumo sacerdote na superfície de santidade próprio do Tabernáculo, uma vez que ele ficava oculto dos olhos do povo (Êxodo 28:33-35).

O Senhor ordenou a Moisés que fosse colocada na mitra sacerdotal uma lâmina de ouro puro com a letreiro “Santidade a YHWH”, ressaltando a separação requerida do sacerdote. Leste ornamento reafirmava a glorificação do sacerdote a Deus e a valimento de simbolizar o povo de Israel de maneira santa (Êxodo 28:36-38).

Por último, Êxodo 28 ainda registra a ordem divina para a confecção das túnicas, cintos, e tiaras do sumo sacerdote e dos sacerdotes comuns (Êxodo 28:39-41). Inclusive, o texto reforça a premência do uso de calções de linho para manter a honestidade dos oficiais do instruído a Deus na culto israelita, revelando mais uma vez a valimento da pureza e da distinção no serviço sagrado em Israel (Êxodo 28:42,43). Isto contrastava completamente com a imoralidade dos rituais das religiões pagãs em que a presença de pessoas despidas era alguma coisa geral e esperado.

Peroração sobre Êxodo 28

A valimento das vestes sacerdotais descritas em Êxodo 28, vai além do seu papel no Idoso Testamento. Na verdade, no Estudo de Êxodo 28 também somos lembrados da santidade de Deus e da premência da mediação sacerdotal. Portanto, em notório sentido, as vestes sacerdotais apontavam para Cristo, nosso Sumo Sacerdote perfeito. Jesus, sem a premência de adornos externos, cumpriu o papel de medianeiro e mediador definitivo, oferecendo-se a si mesmo porquê sacrifício puro e santo.

Portanto, hoje, porquê crentes em Cristo, entendemos que Jesus é nosso Sumo Sacerdote e único Mediador que precisamos. Através de sua obra redentora, Ele nos deu livre aproximação ao santuário celestial, e isto nos leva a refletir sobre a nossa posição porquê sacerdócio real, chamados a servir a Deus com pureza, distinção e santidade.

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