Alguns livros marcam. Outos marcam para sempre.
Em qualquer leitura que se faça se descobre algo novo, mesmo em textos já lidos um novo olhar captura informações e nuances novas.
Mas os livros marcantes, não te fazem apenas descobrir algo novo. Te mudam, mudam tua visão, mudam teu pensar.
A minha experiência de leitura me fizeram chegar à lista de livros abaixo. Espero que aprecie a leitura deles:
Dom Casmurro – Machado de Assis
Eu não fazia idéia de quão popular eram as histórias do Machado de Assis. Comecei a lê-lo tardiamente, confesso, mas iniciei pelo seu livro mais marcante. Esse livro me marcou muito ao voltar meu olhar para a morte e a tristeza. Com uma sabedoria incrível o autor conta pela história do personagem principal, como uma infância promissora evoluiu para uma vida adulta cheia de tristezas, perdas e rancores. Sobretudo que a morte está sempre presente, embora a jovialidade atual não queira nos preparar para isso.
A Revolução dos Bichos – George Orwell
A leitura deste livro também é quase obrigatória para todos. Nesta história o autor faz uma alegoria, mostrando, por meio da vida de animais de uma fazenda, como surge uma sociedade após a exploração insustentável de uma anterior; como esta sociedade nova é cheia de viço, mas principalmente como tudo vai se corrompendo aos poucos e ao final está tudo muito parecido com o começo. As façanhas realizadas para enganar o povo colocando privilégios camuflados em vantagens para o povo é medonhamente simples e amplamente reconhecível.
As Crônicas de Nárnia – Clive Staples Lewis
Clive também faz uma alegoria para apresentar, por meio do Aslam, Deus às crianças. Porém, quando adulto, o livro se mostra renovado e a extração de conhecimento toma agora um outro olhar. São muitas as lições aprendidas e repetidas, principalmente para os cristãos, mas também para qualquer um que tenha espiritualidade praticada.
Saber que não existe apenas o mundo que conhecemos, que – quando em adversidade – nos surpreendemos com a força que nos foi dada e que sempre haverá um socorro: é já amplamente sabido, mas reconfortante de ler.
O Diário de Anne Frank – Anne Frank
Foi muito impactante ver o desenvolvimento da história da Anne durante o período em que estava escondida. Para além da leitura triste uma uma situação de perseguição, a evolução e maturação de uma criança forçada por a maior adversidade que uma pessoa pode passar – lutar pela vida – e que passa a ter uma visão de mundo muito mais evoluída e madura que a maior parte dos adultos que conhecemos – inclusive de nós mesmos – é impactante e te faz passar a ver o mundo de forma muito diferente também.
O Alquimista – Paulo Coelho
Também com uma história quase que espiritual o Paulo Coelho escreve sobre a busca de um tesouro que pode ser interpretado como a busca dos sonhos de cada um de nós, ou como a busca do seu motivo de existir. Mostra como muitos desistem desta luta e, melhor, mostra como sempre existem sinais para não nos deixar desistir deste objetivo.